terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Nasa... mostra pouso arriscado em cratera de Marte




Fotos extraídas de vídeo da NASA

Publicado originalmente no site G1 GLOBO, em 22 de fevereiro de 2021

Nasa divulga 1º vídeo do robô Perseverance e mostra pouso arriscado em cratera de Marte

Veículo pousou na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Chegada ocorreu sete meses depois de a missão ter partido da Terra.

Por Laís Modelli, G1

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, divulgaram nesta segunda-feira (22) o vídeo gravado pelo robô Perseverance durante o pouso em Marte no dia 18, no arriscado local conhecido como cratera de Jezero.

"Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse", disse o diretor do Laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.

No vídeo, é possível ver em detalhes como o robô realizou a delicada manobra de pouso durante os chamados “sete minutos de terror”: nesse intervalo de tempo, o veículo teve de reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.

Ainda na atmosfera marciana, é possível ver o robô abrir o paraquedas que o ajuda a perder velocidade de voo. Neste momento, o veículo está a apenas 11 km do solo.

Em seguida, o Perseverance se separa do escudo térmico que foi essencial para protegê-lo de temperaturas da atmosfera marciana de até 2.100°C.

Então, por um curto período de tempo o robô cai livremente. Neste momento, os retrofoguetes são acionados e três cordas de náilon e um "cordão umbilical" são lançados, por meio dos quais o Perseverance desce lentamente até o solo. A manobra foi chamada pelos cientistas de "sky crane" (guindaste no céu).

Logo após essa sucessão de eventos, as rodas do robô tocam o solo rochoso e avermelhado de Marte e o veículo se solta das cordas e do cordão do propulsor que o ajudaram a pousar.

“Tenho certeza que vamos estudar esse vídeo por muitos, muitos anos, em busca dos detalhes”, disse um dos cientistas que coordenou a missão, Al Chen.

A chegada do robô ocorreu na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Este é considerada o local de pouso mais perigoso já tentado em uma missão interplanetária.

Primeiras imagens e pouso

O Perseverance pousou em Marte na quinta-feira (18), sete meses depois de a missão ter partido da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020.

O robô enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição de Marte na sexta-feira (19), um dia após pousar no planeta. Com 19 câmeras acopladas, o robô tem o maior número de câmeras em um único veículo já enviadas a uma missão espacial.

Em uma das fotos, é possível ver o céu visto de Marte. Outra imagem colorida mostra uma das seis rodas do robô sob o solo arenoso do planeta vermelho.

A Nasa também publicou nesta tarde uma foto colorida do momento da chegada de Perseverance à cratera de Jezero.

O robô passará os próximos dois anos explorando a cratera de Jezero em busca de vestígios de vida que tenha existido no passado marciano.

Para a exploração, o veículo carrega instrumentos para coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta. Essa conversão será um dos passos essenciais para a Nasa conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro.

Acoplado ao Perseverance também está o Ingenuity, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.

O robô explorador é o mais sofisticado já enviado ao espaço.

Missões para Marte: por que 3 países chegarão ao planeta vermelho quase ao mesmo tempo

O primeiro foi o Sojourner, em 1997, seguido por Spirit e Opportunity, que desembarcaram no planeta em 2004. O último foi o Curiosity, que está no planeta desde 2012. Todos eles tiveram os nomes escolhidos em concursos nacionais.

Escolhido por um estudante do sétimo ano do estado da Virgínia, o nome Perseverance foi anunciado em março do ano passado. Alexander Mather teve a sugestão escolhida entre 28 mil inscrições feitas por alunos do ensino fundamental e médio dos Estados Unidos.

Entenda a Mars 2020

Os cientistas acreditam que havia em Marte, entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um lago onde hoje está a cratera de Jezero. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra, que podem conter vestígios de organismos.

De acordo com a agência espacial americana, o Perseverance é um "cientista-robô" que pesa pouco mais de 1 tonelada. Ele conta com uma série de instrumentos: câmeras de engenharia, equipamentos nos braços, uma broca, uma estação meteorológica, instrumento de laser e câmeras para fazer panoramas coloridos, entre outros.

O veículo espacial da Nasa é o terceiro a chegar a Marte em uma semana, depois das missões da China e dos Emirados Árabes Unidos.

Texto e imagens reproduzidos do site: g1.globo.com/ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário