sábado, 20 de fevereiro de 2021

Nasa divulga primeira foto colorida de Marte...



Primeira foto colorida de Marte

Fotos da Nasa

Publicado originalmente no site da CNN Brasil, em 19 de fevereiro de 2021 

Nasa divulga primeira foto colorida de Marte captada pelo Perseverance

Anna Satie, da CNN em São Paulo

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, divulgaram nesta sexta-feira (19) a primeira foto colorida de Marte captada pelo Perseverance —robô que pousou no solo do planeta vermelho nesta quinta (18).

A imagem, que mostra o solo acidentado e um pouco do céu, é a primeira com cores naturais. As anteriores haviam sido coloridas artificialmente. 

Durante conferência, os funcionários da Nasa também disseram estar extremamente satisfeitos com a aterrissagem, que aconteceu num local "sem pedras, encostas ou grandes declives", descreveram.

A cratera de Jezero, onde o Perseverance está agora, foi escolhida por mostrar sinais promissores de já ter abrigado vida. Há bilhões de anos, o local era o delta de um rio, que pode abrigar micróbios marcianos fossilizados.

"O robô está ótimo e passa bem na superfície de Marte, continua altamente funcional e incrível", disse Pauline Hwang, gerente estratégica da missão do robô.

Os cientistas da Nasa disseram ainda que aguardam para ver se o áudio do rover funciona —se sim, poderemos ouvir pela primeira vez os sons daquele planeta.

A agência já havia tentado incorporar microfones em outras missões anteriormente. Uma delas, a Polar Lander, falhou, e a outra, Phoenix Lander, nunca ligou o instrumento.

Texto e imagens reproduzidos do site: cnnbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário