terça-feira, 2 de outubro de 2012

NASA Divulga Sons do Planeta Terra

Sons do Planeta Terra: fenômeno de nome “coro” é causado por ondas de plasma recebidas nos cinturões de radiação do planeta.

Projeto da agência americana se chama “Earthsong” e tenta capturar a “canção do planeta Terra”São Paulo – A NASA capturou sons relacionados aos cinturões de Van Allen. De acordo com a agência, o fenômeno de nome “coro” é causado por ondas de plasma recebidas nos cinturões de radiação do planeta. O projeto se chama “Earthsong” e é considerado como “canção do planeta Terra”.
Os cinturões de radiação de Van Allen são espaços onde se concentram partículas do campo magnético terrestre. Descobertos em 1958 por James Van Allen, os cinturões estão localizados entre 1 mil e 25 mil quilômetros do planeta Terra.
Duas sondas estão no espaço capturando as ondas de rádio que oscilam entre as frequências de 0 e 10 kHz. Segundo o pesquisador Craig Kletzing, esse seria o som ouvido caso os seres humanos tivessem antenas de rádio.
O Coro pode ser responsável pelos elétrons que ameaçam satélites e astronautas em suas viagens ao espaço. A missão das sondas é descobrir o que produz esses elétrons.
A NASA lembra que muitos elétrons nos cinturões de radiação são inofensivos, mas às vezes podem entrar em uma onda deste coro e ganhar energia para se tornar perigoso e comprometer projetos.
É possível ouvir os sons capturados nos cinturões neste link, divulgado pela Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário