sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Nave indiana > Primeiro pouso no polo sul da Lua

Publicação compartilhada do site G1 GLOBO JN, de 23 de agosto de 2023 

Nave indiana faz o primeiro pouso da história no polo sul da Lua

O polo sul da Lua é uma região de crateras cheias de sombras, que contêm água congelada. O gelo poderia fornecer combustível, oxigênio e água potável para futuras missões.

Por Jornal Nacional

Uma nave indiana fez nesta quarta-feira (23) o primeiro pouso da história no polo sul da Lua.

As imagens mostram o lado do satélite natural da Terra que nunca tinha sido explorado até hoje.

A índia, país mais populoso do mundo, vibrou ao fazer história e se tornar o quarto a pousar um foguete na Lua. E o primeiro a fazer isso onde os cientistas acreditam que haja reservas de gelo vitais para futuras explorações.

O módulo Chandrayaan-3 alunissou, o equivalente da Lua para o verbo aterrissar, com sucesso. O primeiro ministro Narendra Modi acompanhou tudo ao vivo da reunião do Brics, na África do Sul.

O polo sul da Lua é uma região de crateras cheias de sombras, que contêm água congelada. O gelo poderia fornecer combustível, oxigênio e água potável para futuras missões. Um veículo robô vai ficar ali duas semanas e para fazer análises da composição mineral da superfície lunar.

O diretor geral da Associação Espacial da Índia, Anil Kumar Bhatt, disse que talvez exista Hélio-3 ali. O átomo raro pode representar uma fonte de energia para reatores nucleares. A corrida pelo desenvolvimento dos recursos naturais da Lua já começou.

Além disso, com os minerais certos, o satélite poderá se tornar uma plataforma de exploração para outro planetas, principalmente Marte.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1 globo com/jornal-nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário