quarta-feira, 28 de setembro de 2022

“Sucesso histórico”: ...choque com asteroide...

Legenda da foto: Asteroide atingido por nave enviada pela Nasa - (Crédito da foto: Reprodução/CNN)

Publicação compartilhada do site CNN BRASIL, de 26 de setembro de 2022

“Sucesso histórico”: autoridades avaliam choque com asteroide causado pela Nasa

Nave da Nasa atinge asteroide em tentativa de mudar trajetória do corpo celeste

Por Ashley Stricklandda CNN

O deputado Don Beyer, presidente do Subcomitê de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos, chamou o Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, ou missão DART, de “um sucesso histórico”.

A missão foi uma chance para a Nasa testar a tecnologia de defesa planetária e, se a órbita do asteroide Dimorphos for alterada, será a primeira vez que os humanos alteram o movimento de um corpo celeste natural no espaço.

“O risco de impacto de asteroides e outros objetos espaciais perigosos é baixo, mas o dano seria imenso”, disse Beyer em um tweet depois que a espaçonave atingiu seu alvo com sucesso.

Acrescentei que “desenvolver a capacidade de prevenir o impacto é um objetivo chave de longo prazo”.

Após a colisão, a ciência está apenas começando

Pela primeira vez na história, a NASA está tentando mudar o movimento de um corpo celeste natural no espaço. Agora que uma espaçonave atingiu com sucesso o asteroide Dimorphos – a ciência está apenas começando.

Para pesquisar as consequências do impacto, a missão Hera da Agência Espacial Europeia será lançada em 2024. A espaçonave, juntamente com dois CubeSats, chegará ao sistema de asteroides dois anos depois.

Hera estudará os dois asteroides, medirá as propriedades físicas de Dimorphos e examinará a cratera de impacto do DART e a órbita da lua, com o objetivo de estabelecer uma estratégia de defesa planetária eficaz.

O Light Italian CubeSat for Imaging of Asteroids, ou LICIACube, da Agência Espacial Italiana, voará pela Dimorphos para capturar imagens e vídeos da pluma de impacto enquanto se espalha pelo asteroide e talvez até espie a cratera que poderia deixar para trás.

O mini-satélite também vislumbrará o hemisfério oposto de Dimorphos, que o DART não conseguirá ver antes de ser obliterado.

O CubeSat se virará para manter suas câmeras apontadas para Dimorphos enquanto ele voa. Dias, semanas e meses depois, veremos imagens e vídeos capturados pelo satélite italiano que observou o evento de colisão. As primeiras imagens esperadas do LICIACube podem mostrar o momento do impacto e a pluma que ele cria.

O LICIACube não será o único observador assistindo. O Telescópio Espacial James Webb, o Telescópio Espacial Hubble e a missão Lucy da Nasa observarão o impacto.

O sistema Didymos pode brilhar à medida que sua poeira e detritos são ejetados para o espaço, disse Statler, cientista do programa da Nasa.

Mas os telescópios terrestres serão fundamentais para determinar se o DART alterou com sucesso o movimento do Dimorphos.

Texto e imagem reproduzidos do site: cnnbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário