domingo, 23 de maio de 2021

China divulga as primeiras imagens...


Publicação compartilhada do site CNN BRASIL, em 20 de maio de 2021

China divulga as primeiras imagens tiradas por seu rover em Marte

De acordo com a Administração Espacial Nacional da China, aparelho se prepara para deixar a sonda e dirigir-se à superfície do planeta vermelho

Por Katie Hunt, da CNN

A China divulgou as primeiras imagens tiradas por seu rover em Marte, o  Zhurong. A primeira, uma imagem em preto e branco obtida pela câmera de prevenção de obstáculos do rover, mostra uma rampa e a superfície plana do planeta, onde o aparelho pousou no sábado (15).

A segunda, uma imagem colorida obtida por uma câmera de navegação da parte traseira do veículo espacial movido a energia solar, mostrou que o painel solar e a antena estão abertos normalmente, disse a Administração Espacial Nacional da China na quarta-feira (19).

A agência espacial disse que o Zhurong, batizado em homenagem a um deus do fogo na mitologia chinesa, estava se preparando para deixar a sonda e dirigir-se à superfície de Marte, onde começará a patrulhar e explorar como parte de sua missão de três meses em busca de sinais ou evidências de vida antiga no planeta vermelho.

A missão da China em Marte conseguiu entrar na órbita do planeta e pousar um rover que pode atravessar a superfície marciana em sua primeira tentativa. Foram necessárias várias missões da Nasa para concluir essas etapas desafiadoras, embora décadas antes da China, entre 1971 e 1997.

Embora o Zhurong da China não seja tão avançado tecnologicamente quanto o Perseverance da Nasa, que também está andando na superfície de Marte, sua presença envia um sinal claro de que as capacidades espaciais da China estão alcançando as dos Estados Unidos.

O rover, que pesa cerca de 240 gramas e está equipado com seis instrumentos científicos, foi lançado de Hainan, na China, em 23 de julho de 2020. O rover passou sete meses em rota para Marte antes de entrar em sua órbita em fevereiro.

A Tianwen-1, ou "Busca pela Verdade Celestial" como a missão da China é chamada, é uma das três lançadas no ano passado, junto com o rover Perseverance, da NASA, que pousou em Marte em fevereiro, e a sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos, que entrou na órbita ao redor de Marte em fevereiro.

Mas ao contrário das missões dos EUA e da China, a sonda dos Emirados Árabes Unidos não tem como objetivo pousar em Marte – apenas estudar o planeta em órbita.

Todas as três missões foram lançadas ao mesmo tempo devido a um alinhamento entre a Terra e Marte no mesmo lado do sol, tornando a jornada mais eficiente para o planeta vermelho.

O Zhurong pousou em uma grande planície no hemisfério norte de Marte chamada Utopia Planitia. É onde o módulo de pouso Viking 2 da Nasa pousou em 1976.

O ambicioso programa espacial da China gerou manchetes no início deste mês, quando um foguete fora de controle mergulhou no Oceano Índico – desencadeando uma repreensão da Nasa por não conseguir "cumprir os padrões de responsabilidade em relação a detritos espaciais".

O foguete Longa Marcha 5B havia lançado parte da nova estação espacial da China em órbita no final de abril e foi deixado pelo espaço sem controle até que a gravidade da Terra o puxasse de volta.

No sábado, o presidente da China, Xi Jinping, enviou seus parabéns pelo sucesso da missão a Marte, saudando-a como um "passo importante na exploração interestelar da China".

Embora as autoridades chinesas e a mídia estatal tenham saudado a Tianwen-1 como a primeira missão do país a Marte, isso não é bem verdade.

A primeira tentativa da China de chegar a Marte foi em 2011 com a sonda Yinghuo-1, que deveria orbitar o planeta vermelho e estudar sua estrutura ambiental. Ele foi lançado do Cazaquistão em conjunto com a missão russa Phobos-Grunt em novembro daquele ano.

Mas a missão falhou, com um defeito que prendeu a sonda na órbita da Terra logo após o lançamento. Em 2012, a espaçonave reentrou na atmosfera da Terra e caiu no Oceano Pacífico.

Texto e imagens reproduzidos do site: cnnbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário